Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

A pedido de alguns alunos, aqui fica um post de balanço final das unidades curriculares que podem/devem comentar, se assim o desejarem.


Nesta altura de fecho do 1º semestre, julgo ser meu dever partilhar o meu exercício de auto-avaliação relativamente ao que correu menos bem e também mal nas unidades curriculares de Projecto de Dissertação e Seminário.


Na minha opinião há aspectos que podem, claramente, ser melhorados. Um desses aspectos (que já referi na última sessão presencial) está relacionado com a diversidade de convidados nas sessões de Seminário. Por diversas razões o espectro de convidados acabou por estar muito vinculado ao panorama do DeCA e, também, por ser de uma área mais próxima do perfil Multimédia Interactivo.


Na próxima edição do Mestrado julgo que se deve fazer um esforço ainda maior no sentido de trazer mais convidados da área empresarial e com uma ligação mais profunda ao perfil Audiovisual Digital.


Um outro aspecto que importa melhorar está relacionado com o acompanhamento/feedback mais atempado aos vossos posts. Aqui devo confessar que talvez tenha sido demasiado idealista quando tracei esta meta, confiando na minha capacidade de reacção aos vossos posts em tempo útil. Isto porque, do meu ponto de vista, a utilização destas ferramentas tem sentido quando utilizada com um propósito formativo e direccionado para o vosso progresso. Para tal é imperativo que possam perceber como eu (e também os vossos colegas) valorizam os vossos contributos. Este é um aspecto que deverá ser alterado em futuras edições, sempre em função do propósito referido anteriormente e para vosso desenvolvimento pessoal e profissional.


Finalmente, para não me alongar muito mais e para não referir apenas aspectos negativos, uma palavra para a vossa atitude e persistência. Num registo pessoal é meu dever dizer-vos que foi gratificante poder-vos acompanhar nesta fase de desenvolvimento dos vossos projectos, uma fase de muitas dúvidas e incertezas mas também de muitas decisões, de entusiasmo e de crença. Talvez não tenham essa percepção mas, olhando para trás, o caminho que percorreram é merecedor de todo o crédito. As vossas ideias - muitas vezes vagas e pouco compreensíveis - resultaram, pelo vosso trabalho e dos vossos orientadores, em projectos de investigação interessantes, exequíveis e úteis.


Para terminar mesmo, ficaram a conhecer-me, sabem o meu e-mail e qual o meu gabinete. O facto do semestre ter acabado não significa que me demiti daquilo que considero ser a minha principal função: ajudar-vos, questionar-vos, fazer perguntas (boas perguntas, espero :)). Em suma, partilhar.


Até breve,


LP




2 comentários:
De Daniela Graça a 10 de Fevereiro de 2010 às 10:26
(Dado que a minha crítica foi escrita antes das considerações do professor Luís Pedro qualquer repetição e/ou incongruência deverá ter esse facto em conta.)
Considero que as disciplinas de Seminário e Dissertação de Projecto são suficientemente relevantes para o desenvolvimento da tese de mestrado quer em termos práticos quer em termos teóricos e, por isso, deveriam acompanhar o desenvolvimento do trabalho até ao final.
Referindo-me mais especificamente a cada disciplina, creio que Projecto deveria funcionar mais como uma aula de trabalho individual orientada para o tempo e organização de cada aluno/investigação. Esta opinião resulta do facto de ter tido a percepção de que, na maioria dos projectos em desenvolvimento, as tarefas estavam desfasadas no tempo, fossem atrasadas ou adiantadas.
Relativamente a Seminário (não esquecendo que este mal pode ser incontornável e não necessariamente um "mal"), sinto que vi e ouvi apresentações muito semelhantes às que já tinha ouvido no ano anterior. Para além desta sensação de repetição, considero que algumas temáticas surgiram com demasiado peso ou pouco contextualizadas para a importância que poderiam ter nos projectos. Refiro-me nomeada e respectivamente à aula dedicada ao Sapo Campus e à aula com exibição do filme "La Xica Del km 141". Quanto ao Sapo Campus fiquei com a sensação que se dedicou demasiado tempo à respectiva apresentação. Quanto ao filme confesso não ter concordado com a relevância atribuída para o processo de desenvolvimento do projecto de mestrado.
Dito isto, gostaria de sugerir a publicação da calendarização das sessões de Seminário aos alunos já que parece ser adequado no contexto desta disciplina e deste mestrado. Cabe ao aluno escolher, de forma informada e consciente, o que no âmbito da sua investigação tem interesse assistir, especialmente no caso dos trabalhadores-estudantes e dos alunos que percorrem longas distâncias para ir às aulas. Num mestrado, e no formato das aulas que foi o da disciplina de seminário, creio ser de extrema importância que o aluno possa escolher os dias em que vai estar presente de acordo com o que vai acontecer na aula. É uma questão de liberdade de escolha individual do aluno, e da não menos relevante, liberdade de escolha enquanto indivíduo. E, afinal, trata-se do ensino superior em que o aluno tem direito a escolher se quer ou não estar presente, participar, sofrendo naturalmente dos resultados das suas decisões e das suas escolhas.
Apenas uma última nota. As apresentações que mais despertaram o meu interesse foram as apresentações de professores que não conhecia, nomeadamente da professora Margarida Almeida e do professor António Moreira.
Espero que este comentários sejam úteis quer para melhorar algum aspecto quer para confirmar os aspectos positivos já existentes.
Até breve.


De lpedro a 10 de Fevereiro de 2010 às 10:31
Obrigado Daniela.


Comentar post

Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Artigos recentes

Pautas época especial

Época especial: datas de ...

Notas finais de Projeto d...

Alteração de sala

Escala de apresentação - ...

Notas finais de Projeto d...

Avaliação em época de rec...

Escalas de apresentação -...

Indicações gerais sobre o...

Sessão Projeto de Dissert...

Arquivo

Setembro 2012

Maio 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Blogroll - MCMM_2010_2012
Alexandra Nogueira
Ana Luísa Cardoso
Ana Margarida Pinho
Ana Sofia Ramos
António Loureiro
Bárbara Cleto
Beatriz Dehesa
Bruno Almeida
Carla Leite
Catarina Melo
Cristina Coutinho
Daniela Rei
Danilo Nascimento
Denver Pires
Filipa Lacerda
Filomena Cardoso
Hugo Morais
Isabel Oliveira
Ivan terra
Joana Mendes
João Pedro Correia
Joaquim Vieira
José Carlos RIbeiro
José Guilherme Marques
José Oliveira
Juliana Frazão
Lisa Pinto
Maria João Pinheiro
Mariana Lopes
Marília Bajouca
Miguel Serra
Mykalas Mascani
Mónica Carvalheira
Mónica Ribeiro
Nuno Escudeiro
Nuno Oliveira
Nuno Simaria
Paula Carvalho
Pedro Amorim
Pedro Gil
Renato Costa
Rita Moniz
Sandra Amorim
Sandra Valdivia
Tiago Martins
Blogroll - MCMM_2009_2011
Agostinho Franklin
Alexandre Neves
Ana Pinho
Andreia Gonçalves
Andreia Oliveira
Bruno Monteiro
Bruno Teles
Catarina Manteigueiro
Carlos Almeida
Carlos Reis
Cecília Cristo
Celso Lopes
Celso Soares
Fábio Santos
Filipa Jorge
Filipa Rodrigues
Helena Rosa
Helena Santiago
Hugo Pereira
Ivan Terra
Ivo Fonseca
Ivo Silveira
Jessica Simões
Joana Mineiro
João Mourão
João Ramos
José Carlos Silva
José Costa
Manuel Lagoa
Miguel Lima
Nuno Barros
Patrícia Amaral
Pedro Celavisa
Pedro Dias
Ricardo Marques
Tiago Moutinho
Tim Koch-Grunberg
Vânia Ferreira
Blogroll - MCMM_2008_2010
Alexandra Moedas
Ana Cláudia Baptista
Ana Filipa Sousa
Ana Sofia Geitoso
Andreia Bastos
Bruno Alves
Bruno Caseiro
Carla Manuel
Carlos Nobre
Cátia Resende
Cátia Figueiredo
Cristina Teixeira
Daniela Graça
Fernando Faria
Frederico Cerdeira
Hugo Branquinho
Hugo Monteiro
Inês Silva
Ivo Fonseca
João Guiomar
João Francisco Silva
João Afonso
Luís Alves
Marília Moita
Nuno Barbosa
Nuno Veloso
Nuno Ribeiro
Paulo Nabais
Paulo Valbom
Pedro Almeida
Pedro Ferreira
Pedro Coelho
Ricardo Magalhães
Ricardo Pinto
Rosana Couceiro
Rui Dias
Rui Barbosa
Rui Rodrigues
Rui Oliveira
Samuel Martins
Sónia Ferreira
Tatiana Gonçalves
Teresa Oliveira
Teresa Gouveia
Tiago Reis
Vanessa Nobre
as minhas fotos
blogs SAPO
subscrever feeds